terça-feira, 25 de setembro de 2012

Do MARCO ZERO à....multidão de Gormley!!.....Galera da manhã - Educadora Ro*

 
Olá galeraaaa....voltamos ao MARCO ZERO pra reabrir e compartilhar com vocês...esse nosso "Álbum de memórias" que nos traz alegria em relembrar...
 

 
Mas, se este é o marco zero.... partiremos daqui pra onde?
 

 
Está mais do que na hora de embarcarmos nessa viagem..
E para guardar detalhes de uma viagem, nada melhor do que ter um diário de bordo à mão...
foi o que fizemos no mês de Maio, iniciamos a produção dos diários individuais e os jovens foram incentivados à dar "sua própria cara" à sua produção; para que se sentissem à vontade com esse "caderno-confidente" que os acompanhará até o fim do ano, ou quem sabe até mais, se de fato esse hábito os cativar!!!
 
EM BREVE FOTO(s) DO(s )DIÁRIO(s)...
estamos votando para saber quais atividades/de quem, virão para o blog!!!
 
Ainda nesse mês de Maio, avaliamos juntos como foi a saída anterior. Muitos jovens pontuaram ter gostado de conhecer o centro apesar de detestarem a distância do Aracatí até o acesso à linha de metro. Alguns que já conheciam o centro de São Paulo, valorizaram o fato do Programa Jovens Urbanos mostrar a região central não só como um lugar de passagem para "resolver algum problema com seus pais" ou algo semelhante, mas sim para apreciar e observar a mistura de pessoas, estilos entre outras tantas coisas que diferenciam cada indivíduo que alí compoe a multidão.
 
 
Falando em indivíduos.... corpos presentes....depois dessa reflexão, fomos explorar o Edifício Martinelli, onde os jovens ficaram enlouquecidos com um certo homem que estava à ponto de cair desse que é um dos edifícios mais antigos de São Paulo...
"...-Noossa, esse cara vai se suicidar????
...-É mesmo, olha lá!Olha lá"
"-Calma gente, calma!Nós vamos chegar mais pertinho e saberemos o que estará fazendo auquele CORPO PRESENTE, bem alí!"
 
À princípio, os jovens ficaram sem me entender, mas quando subimos pelo Martinelli, edifício que o imigrante italiano Giuseppe Martinelli ergueu para ser o mais alto arranha-céu da cidade...todos se surpreenderam com a primeira estátua do artista inglês Antony Gormley .
Fomos informados sobre a história de Matinelli, que foi excepcionalmente bem sucedido, tendo construído um respeitável patrimônio em pouco mais de duas décadas ...
Em seguida fomos ao CCBB para terminarmos o dia ENCANTADOS com a exposição"Corpos presentes".Uma das obras que mais "paralisou" os olhinhos dessa galera foi...

 
SOLDADOS DE TERRACOTA
 
Que são aproximadamente 24 mil bonequinhos de barro medindo entre 4 a 40 cm.
Esse artista foi elaborou esse "trampo todo" em 1992 em Porto Velho, foram gastos 7 dias de trabalho com o auxílio de 60 pessoas, e foram utilizados um total de 18 toneladas de terra.
Sem dúvida uma das obras mais criativas, expressivas e impactantes de Antony Gormley!!!Adoramos!!!Uhuuuu!rs..
 
 Veja mais fotos no nosso facebook: Pju Manha Arco
 
Vale lembrar que não paramos por aqui... nesse mês a turma da manhã se separou em dois grupos para elaborar o registro coletivo e avaliamos se de fato seria este o registro que os jovens "alimentariam", para posteriormente apresentarem tanto para novos participantes, quanto em outros locais.
 
Outra produção deste mês, e de iniciativa de alguns jovens do grupo que agora já se mostram mais à vontade para se empressar com arte, foi a montagem de um painel com ítens que evidenciam partes das propostas que lhes fiz nesses dias que ficamos em sala. Uma delas foi a dinâmica do "PÁ!" que os jovens retrataram com desenhos dos comandos por gesto..( Pá/Sheha/Flash/Turnicuti).
*Esta montagem de painel você encontrará em breve em uma aba neste blog, que deixaremos para produções.*

Nenhum comentário: